sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Um giz e um quadro-negro

Pois é, com um calendário tão cheio de datas comemorativas e feriados, às vezes fica difícil lembrar de todos. E todos os anos percebo que uma das datas mais importantes acaba sempre sendo esquecida: O dia dos Professores.

Talvez muitos de vocês pensem: "Não estou mais na escola, não tenho nada a ver com isso". Sinceramente, não concordo com isso.

Ok, confesso que sou suspeita para falar sobre o assunto, já que sou filha, irmã, neta, prima e sobrinha de professores. Convivo com escolas, livros, giz, cadernos e quadros-negros desde que me entendo por gente. Aprendi a ler e escrever com a minha mãe, aprendi a gostar de livros com a pequena biblioteca que tinha em casa formada por todos os livros que meus pais sempre traziam para casa, e mais, do que isso, aprendi a respeitar essa figura tão importante na nossa vida: os professores.
Infelizmente, não vejo mais, nem por parte de alunos, nem por parte dos pais, e nem por parte da sociedade, o respeito que os professores merecem. Ao contrário, no final, eles sempre são os culpados de tudo. Já ouvi pais falando que mandam seus filhos para escola para eles receberem educação, mas não educam seus filhos para que eles respeitem os professores.

E isso, não acontece apenas em escolas públicas, como a maior parte da população pensa. Digo, com conhecimento de quem é filha de professores, que nas escolas particulares pode ser até pior, já que "os pais pagam" pelo desrespeito dos seus filhos.

Se todos pararmos para pensar, vamos lembrar de professores marcantes nas nossas vidas, seja por serem bons, exigentes, engraçados, amigos. Não importa se foi a "tia" da pré-escola, a professora do primário, os professores do colégio ou mesmo o Professor Tibúrcio do Rá-Tim-Bum. Todos eles foram, de alguma maneira, importantes.

Conversando com a Monique hoje pela manhã, ela comentou de uma professora sua chamada Patrícia, professora de Português e Literatura (assim como a minha mãe), que marcou sua juventude. Talvez por ter ensinado muitas coisas, talvez por que despertou seu amor pela literatura ou a ajudou a descobrir qual profissão seguir, mas, principalmente, por que foi sua professora.

Também tive muitos professores marcantes, e acho que consigo lembrar o nome de quase todos que me deram aula na escola, no colégio ou na faculdade, mas isso não importa. O que importa é que cada um deles ajudou a criar e desenvolver um pouquinho daquilo que sou hoje.

Por isso dou os parabéns para esses heróis que se doam um pouco a cada dia, esperando em troca apenas um futuro de conquistas e vitórias para seus alunos.

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!

Nenhum comentário: