sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Precisando de mais uma data


Ali do aperto do ônibus Cidade Tiradentes, que sai do metrô Penha e vai até... bom, até minha casa eu sei, depois... olhei para o Shopping Aricanduva, e para minha surpresa, já tinha uns enfeites de natal! E isso foi mais pro meio de outubro. Já tinha avaliado que depois do “Dia das Crianças”, o comércio não tinha mais nenhuma data forte, só o Natal. Mas não pensei que começassem a apelar tão cedo.

Passando em frente ao shopping de novo, vi que tiraram os enfeites. Ou era apenas um teste ou perceberam que era muito mico se arrumar pro natal com dois meses de antecedência.

O ano todo você é estimulado a comprar por meios de datas específicas. Tem o Dia das Mães, a Páscoa, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças ... e por aí vai. Acontece que, entre o dia das crianças e o natal há um vácuo. E o comércio tem que se virar pra te fazer soltar a grana.

Agora estão tentando emplacar o tal do “Halloween”. Pelo amor de Deus! O que isso tem a ver com o Brasil? Péssimo! Mas, tipo. O que você compra nessa data? Aqueles dentes de vampiro de plástico? Ou uma vassoura? Sai na rua aqui no Brasil falando: “Doces ou travessuras” pra ver o que te acontece! Aliás, com tanto pedófilo por aí, eu não deixaria meu filho sair pedindo “travessuras” por aí! E o caso da professora que pegava as alunas, vocês viram? Terrível.

Por falar em vampiro, ontem passou “Entrevista com o vampiro” na Warner. Aquilo ali sim que é vampiro. Apesar de já achar meio “crepúsculo” o vampiro do Brad Pitt, o Lestat do Tom Cruise arrasou. Nossa, como eu assisti aquele filme na minha infância, não por opção. Minha tia me obrigava,rs. Mas, tudo bem, eu a obrigava a assistir “Rei Leão” (mas isso é outra estória).

Não estou aqui fazendo discurso contra o consumismo. Afinal, ontem eu comprei um vestidinho lindo! Mas, se é para se ter mais uma data que estimule o consumo, que seja algo mais brasileiro, como “Dia de guardar dinheiro na cueca” ou na Bíblia mesmo.

Nenhum comentário: