quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sustentabilidade, hã?!?!?!?

Na moda, na mídia, nas propagandas, nas campanhas políticas, em quase tudo o que é feito ou existe atualmente, a palavra sustentabilidade está estampada. Mas afinal de contas o que é isso???

Tenho visto por ai pessoas que dizem ter apenas atitudes sustentáveis, empresas que vendem produtos sustentáveis, políticos defendendo a sustentabilidade, mas me pergunto se todos eles realmente sabem o que significa "ser sustentável". Sempre pensei nisso, e fiquei me perguntado sobre o significado dessa palavra durante o SWU Music+Arts Festival 2010 (desculpem pela demora em postar algo mais sobre o evento. Mas antes tarde do que nunca).

Um evento que se vendeu como uma espécie de manifesto a favor de atitudes que não agredissem tanto o meio ambiente, como banhos curtos (quem acampou lá teve direito a apenas um banho diário de sete minutos) ou a reciclagem (havia no local do festival um espaço destinado à triagem de materiais recicláveis), acabou se tornando uma decepção para quem se preocupa com o futuro do planeta. Afinal, a quantidade de lixo que se via espalhada por todos os lados não era lá uma coisa muito "sustentável".
Enfim, o que eu vejo, não só no SWU mas todos os dias, é que as pessoas se preocupam muito pouco ou quase nada com isso. Para a maioria delas, tanto faz se tem lixo no chão, se os rios estão poluídos, se as florestas estão sendo devastadas ou se existem milhões de pessoas passando fome no mundo...

De acordo com a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”. Tá, mas e daí?
Ser sustentável é ter atitudes que promovam o equilíbrio entre o meio ambiente, as comunidades humanas e a biosfera da qual dependem. Ou seja, viver da melhor maneira possível sem prejudicar o mundo ou as pessoas a sua volta. Isso pode ser em relação a natureza, ao mundo, ou simplesmente às pessoas com as quais você convive todos os dias.

Não sei se estou certa ou errada, mas para mim ser sustentável é viver em paz e feliz, respeitando quem está a minha volta e preservando essa natureza tão linda. Tento ter atitudes sustentáveis todos os dias: tomo banhos rápidos, não jogo lixo no chão e ando de transporte público tendo que evitar me envolver em brigas diariamente (e olha que isso é o mais difícil).

Mas não tenho visto as pessoas mudarem sua maneira de agir, talvez porque muitas delas não saibam o que é ser sustentável e achem que esse é só mais um conceito fora das suas realidades. E como para os poderosos não interessa que o mundo pense de outra forma, as vezes perco parte da esperança de que as pessoas mudem.

De resto, o que sei é que a única coisa que ficou sustentável com o SWU foi o bolso de quem organizou o evento.

PS: Já ia me esquecendo de falar sobre a melhor parte de todo o evento, os shows. Fui ao SWU apenas no dia 09, primeiro dia. Mas posso dizer que nunca vi nada parecido na vida. (OK, acho que incorporei um pouco da ideia de Woodstock, mas tá valendo).

Me senti em outra realidade e digo que foi demais. Assisti aos shows dos Mutantes, Los Hermanos, além de uma banda chamada The Mars Volta, e que me desculpem os fãs dessa banda, mas poderia ter passado a vida sem conhecê-la que não faria falta.

E lógico, assisti também ao melhor show da noite, e, para mim, de todas as noites, Rage Against the Machine. Esse com certeza foi um dos melhores shows que já vi na vida e espero ter a oportunidade de assistir outros shows deles. E quem foi não me deixa mentir.

Apesar de não terem incorporado o espírito sustentável do evento, senti que as pessoas pelo menos sentiram uma certa "vibração de paz", sem brigas ou confusões. Tenho certeza, de que pelo menos em relação às apresentações ninguém se decepcionou e saiu com gostinho de quero mais.....


Nenhum comentário: